Title

Meu pai faz tratamento de radioterapia de câncer de próstata com gleason 7 e psa em torno de 10. Após 2 meses o psa continua o mesmo? O que pode ter acontecido?

Posted by Dr Bruno Benigno on December 10, 2017 at 2:10 PM

A radioterapia é uma das modalidades de tratamento mais utilizadas contra o câncer de próstata. A radiação administrada promove uma destruição lenta e gradual o tecido da próstata.

Os efeitos destrutivos e tóxicos da radioterapia podem agir no tecido da próstata por até dois anos. Durante esse período, é muito comum ocorrer flutuações dos níveis de PSA.

Dessa forma, enquanto a próstata ainda passa por um processo de destruição e inflamação, os níveis elevados de PSA podem não representar necessariamente um retorno da doença.

Nesta fase, o mais importante é uma avaliação regular, com visitas ao urologista a cada 3 ou 4 meses e a observação de possíveis sintomas como: dificuldade para urinar, sangramento na urina, ou mesmo a necessidade de ir várias vezes no banheiro em um intervalo muito curto de tempo.

Se esses sintomas ocorrerem o urologista está apto a controlá-los com medicações adequadas.

Atenciosamente

Dr Bruno benigno

CRM 126265

Categories: Câncer de próstata, Saúde masculina

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

You must be a member to comment on this page. Sign In or Register

Oops! This site has expired.

If you are the site owner, please renew your premium subscription or contact support.