Tipos de câncer de próstata

Quase todos os cânceres da próstata são do tipo adenocarcinomas. Estes cânceres se desenvolvem a partir das células glandulares que formam o fluido da próstata que se mistura aos espermatozoides, que são produzidos nos testículos.

Existem também outros tipos mais raros de câncer de próstata, como:

• Sarcomas
  • Carcinoma de pequenas células
  • Tumores neuroendócrinos
  • Carcinomas de células transicionais

Alguns tipos de câncer de próstata podem crescer e se espalhar rapidamente, mas a maioria cresce de forma lenta e demora décadas para manifestar qualquer sintoma.

Na verdade, estudos de autópsia mostram que muitos homens que morreram de outras causas também tinham câncer de próstata que não havia sido diagnosticado e que talvez nunca viesse a causar sintomas ou representar risco de morte pela doença.

Possíveis condições pré-cancerosas da próstata

Algumas pesquisas sugerem que o câncer de próstata começa como uma condição pré-cancerosa, embora esta alteração ainda não tenha sido completamente elucidada, muitos avanços de pesquisas científicas tem sido alcançados nos últimos anos.

Estas alterações são por vezes encontradas quando um homem faz uma biópsia da próstata (que é a remoção de pequenos fragmentos da glândula à procura do câncer).

Dentre estas alterações podemos citar:

Neoplasia intra-epitelial prostática (PIN)

Nessa situação, há mudanças na forma como as células da próstata se organizam e essas alterações podem ser classificadas como:

• PIN de baixo grau: onde os padrões de células da próstata se parecem quase dentro da normalidade mas já mostram algum grau de alteração em sua arquitetura.

• PIN de alto grau: os padrões de organização se parecem nitidamente alterados, mas ainda não são preenchem as características para ser considerado de câncer.

A possível ligação entre o PIN de baixo grau e câncer de próstata ainda é incerta.

Se PIN de alto grau é encontrado em uma biópsia, há cerca de 20% de chance encontrarmos o câncer em outra área de sua próstata. Nessa situação o acompanhamento em intervalos mais curtos são recomendados.

Atrofia inflamatória proliferativa (PIA)

Nessa condição as células da próstata parecem menores do que o normal, e há sinais de inflamação no tecido. PIA não é câncer, mas os pesquisadores acreditam que PIA pode às vezes levar ao PIN de alto grau e talvez ao desenvolvimento do câncer de próstata.

Principais estatísticas para o câncer de próstata

Quando excluímos o câncer de pele do calculo, o câncer de próstata é o mais comum em homens. Segundo estimativas da American Cancer Society para câncer de próstata, nos Estados Unidos são esperados:

• Cerca de 220.000 casos novos de câncer de próstata todos os anos

• E são esperados cerca de 28.000 mortes pela doença

No Brasil, estima-se aproximadamente 90.000 casos novos são diagnosticados cada ano e cerca de 16.000 mortes são causadas pela doença anualmente.

Cerca de 1 em cada 7 homens serão diagnosticados com câncer de próstata durante sua vida e geralmente acomete homens com mais de 55 anos.

6 em cada 10 casos novos são diagnosticados em homens com 65 anos ou mais. Essa doença é rara antes dos 40 anos.