As taxas de sobrevivência para o câncer de próstata

As taxas de sobrevivência são uma estimativa matemática da porcentagem de homens com o mesmo tipo e estágio do câncer estarem vivos dentro de um determinado período de tempo (geralmente avaliada em 5 anos após o diagnóstico). 

É importante deixar claro que essas estimativas não podem determinar quanto tempo você vai viver, mas sim, podem ajudar a dar uma melhor compreensão sobre o quão provável seu tratamento será bem sucedido. 


O que é uma taxa de sobrevida em 5 anos?

As estatísticas sobre as perspectivas para um certo tipo e estágio do câncer muitas vezes são dadas como as taxas de sobrevida em 5 anos. 


A taxa de sobrevida em 5 anos é a percentagem de pessoas que vivem pelo menos 5 anos após serem diagnosticados com qualquer tipo de câncer. Por exemplo, uma taxa de sobrevida em 5 anos de 90% significa que cerca de 90 em cada 100 pessoas que têm aquele tipo de câncer estarão vivos 5 anos após o diagnóstico. 


Tenha em mente sempre que a maioria dessas pessoas vivem muito mais do que 5 anos após o diagnóstico e as taxas de sobrevivência relativas são apenas uma ferramenta para estimar o impacto do câncer na estimativa de sobrevivência. 


Mas lembre-se novamente que todas as taxas de sobrevivência são estimativas - sua estimativa pode variar de acordo com uma série de fatores específicos em cada situação.


As taxas de sobrevivência são muitas vezes baseadas em resultados anteriores com a análise de um grande número de homens que tiveram a doença. Entretanto, há uma série de limitações que devemos ter em mente ao interpretar esses números:


• Para obter taxas de sobrevida em 5 anos, temo que olhar para os resultados de homens que foram tratados pelo menos há 5 anos. Uma vez que os tipos de tratamentos estão melhorando ao longo do tempo, os homens recém diagnosticados com o câncer de próstata podem ter uma estimativa melhor do que estas estatísticas mostram, em decorrência dos avanços alcançados nos últimos anos.

• Estas estatísticas são baseadas em dados de doença diagnosticada em sua fase inicial e não se aplicam aos cânceres que são descobertos no estágio de metástases.


O seu médico está familiarizado com a interpretação de todas as variáveis e fornecerá uma interpretação individualizada para cada caso. 


As taxas de sobrevivência para o câncer de próstata

De acordo com os dados mais recentes, combinando todos os estágios do câncer de próstata temos:

• A taxa de sobrevida relativa de 5 anos é de quase 100%

• A taxa de sobrevivência relativa de 10 anos é de 98%

• A taxa de sobrevivência relativa de 15 anos é de 95%


As taxas de sobrevivência por estágio


  • Estágio localizado: significa que não há nenhum sinal de que o câncer se espalhou para fora da próstata (corresponde ao AJCC fases I e II). Cerca de 4 em cada 5 casos são diagnosticados nesta fase e a taxa de sobrevida em 5 anos nessa situação é quase de 100%.


  • Estágio Regional: significa que o câncer se espalhou da próstata para áreas próximas. Isso inclui a fase III da doença e o estágio IV, onde o câncer não se espalhou para partes distantes do corpo. A taxa de sobrevida em 5 anos nessa fase é quase 95%.


  • Estágio de metástase (doença disseminada):  nesta situação a doença acometeu os gânglios linfáticos distantes, ossos ou outros órgãos (estágio M1). A taxa de sobrevida em 5 anos nessa fase diminui para cerca de 28%.


Lembre-se, estas taxas de sobrevivência são apenas estimativas matemáticas baseadas em análise de grupos com características muito heterogêneas e, dessa forma, não podem prever o que vai acontecer com qualquer homem. Esses números podem levar a dúvidas e se tornarem confusos. Converse com seu médico para compreender melhor a sua situação.