O que é a próstata e o câncer de próstata?


A próstata é uma glândula encontrada apenas nos homens. É responsável pela produção do líquido que proporciona fluidez ao sémen e facilita a motilidade dos espermatozóides.


A próstata se localiza abaixo da bexiga e na frente do reto. Seu tamanho muda com o passar da idade. 


Em homens mais jovens, tem aproximadamente o tamanho de uma noz, e pode atingir volume muito maior em homens mais velhos.


Logo atrás da próstata encontramos duas glândulas chamadas vesículas seminais, que formam a maior parte do fluido que compõe o sémen. 

A uretra é um tubo que atravessa o centro da próstata e transporta a urina e o sémen para fora do corpo através do pênis.


O Cancer começa quando as células do corpo começam a crescer fora de controle. As células de praticamente qualquer  parte do corpo podem assumir um caráter descontrolado e se transformar em câncer.


O câncer da próstata começa quando as células da glândula começam a crescer de forma incontrolável.


Mortes por câncer de próstata

O câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens, ficando atrás apenas do câncer de pulmão. 

O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados não morrerão da doença. Na verdade, mais de 2,9 milhões de homens nos Estados Unidos que foram diagnosticados com câncer de próstata em algum momento ainda estão vivos hoje.

As estatísticas no Brasil ainda sofrem com problemas de notificações de casos novos, assim como números de mortalidade.