Antonio pergunta sobre câncer de próstata e Braquiterapia.

Posted by Dr Bruno Benigno on October 7, 2017 at 6:30 PM

Encontrei alguns videos do Dr. Bruno e achei muito sensato suas colocaçõeses referente ao tratamento do câncer de próstata. Fui diagnosticado há dois meses com câncer na próstata em fase inicial PSA 7,79 e Gleason 3+3. Estou muito indeciso em relação ao tratamento, pois tenho 46 anos, apesar de querer ficar curado, não gostaria de ficar impotente ou incontinente, Então gostaria de saber a opinião do Dr. Bruno em relação a Braquiterapia para o meu caso, se os riscos de sequelas realmente são menores que a prostatectomia? Desde já agradeço a atenção.

Olá Antonio, Obrigado pelo seu contato.

O câncer de próstata é uma doença de comportamentos variados podendo se manifestar desde formas de crescimento lento até quadros com progressão de doença em um curto intervalo de tempo.

Câncer de próstata acostuma surgir em homens com mais de 65 anos e é considerado raro em homens abaixo de 50 anos.

Para a escolha do melhor tratamento levamos em consideração a expectativa de vida do homem assim como as características de agressividade da doença.

No seu caso um homem de 46 anos com doença provavelmente localizada na próstata e de baixa agressividade, Existem várias estratégias que podemos seguir como opção de tratamento.

A vigilância ativa e o tratamento com a cirurgia são as duas principais alternativas no seu caso. Para definir a melhor estratégia é preciso ter uma avaliação médica completa assim como uma avaliação minuciosa de todos os seus exames.

A braquiterapia é um tipo de radioterapia onde pequenas sementes do tamanho de um grão de arroz são introduzidas no tecido da próstata sob anestesia que levaram a uma destruição do tecido da glândula e dos focos de doença no seu interior.

Tratamento com radioterapia não é uma boa opção para homens jovens com expectativa de vida maior que 20 anos uma vez que podem Levar a efeitos colaterais irreversíveis e de difícil controle mesmo quinze a vinte anos após a radioterapia.

Além disso existe um risco teórico do surgimento de um novo câncer em decorrência da radioterapia utilizada na próstata.

O outro ponto que fala contra a braquiterapia é que na eventualidade do câncer de próstata retornar à atividade no futuro o tratamento com a cirurgia é uma opção Tecnicamente difícil e com risco elevado de complicações severas.

De resumo entendo que você não é um bom candidato para radioterapia e tem como principais opções a vigilância ativa ou o tratamento cirúrgico.

Caso opte pelo tratamento cirúrgico a técnica minimamente invasivas com a utilização de robótica é Audição com os menores riscos de incontinência urinária e impotência sexual.

Fique à vontade para agendar uma consulta médica se for do seu interesse.

Telefone 011-3258-5666

www.consulteumurologista.com

Categories: Câncer de próstata, Saúde masculina

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In