Espaço dedicado à perguntas  respostas sobre doenças do sistema urinário e reprodutor, masculino e feminino. Abordadei questões frequentes em consultas de urologia, como infecções urinárias, incontinência urinária, hiperplasia benigna da próstata, disfunção erétil, câncer de próstata e outros.

Conto com sua participação, através de perguntas, críticas esugestões.

Uro-oncologia

view:  full / summary

Posted by Dr Bruno Benigno on October 11, 2017 at 12:10 AM Comments comments (1)

A avaliação dos resultados de qualidade de vida após o tratamento do câncer de próstata é uma medida útil tanto para homens portadores da doença quanto para os médicos. Essa análise comumente é feita através da aplicação de questionários específicos antes, durante e após o tratamento inicial.

Um estudo recente publicado na revista JAMA avaliou por aproximadamente dois anos 1000 homens portadores de câncer de próstata que foram submetidos a prostatectomia radioterapia ou optaram por vigilância ativa.

Os pesquisadores encontraram que os parâmetros de qualidade de vida foram significantemente menores nos primeiros dois anos para os homens que optaram pela cirurgia ou radioterapia.

Entretanto, após 24 meses do tratamento inicial avaliação mostrou que os índices de qualidade de vida entre os pacientes tratados e aqueles observados em protocolo de vigilância ativa foram semelhantes.

Esses dados são importantes para o aconselhamento inicial do homem diagnosticado com câncer de próstata e podem ser úteis para orientar a tomada de decisão sobre o melhor tratamento.

Olá fiz uma cirurgia ressecção endoscópica da próstata há um mês e meio... Não usei sonda após a cirurgia.... Hoje quando tenho relação , eu ejaculo esperma com sangue bem visível ... é normal?

Posted by Dr Bruno Benigno on October 10, 2017 at 1:50 PM Comments comments (0)

Olá,

A ressecção endoscópica da próstata é um procedimento cirúrgico de porte médio onde o urologista remove de 30 a 40% do volume da glândula através de uma microcâmera pela uretra.

Após a raspagem os fragmentos são aspirados e enviados para análise. Em seguida a coagulação da área cirúrgica é feita com o auxílio de um bisturi de corrente elétrica.

É comum o sangramento moderado na urina e no esperma por até 6 semanas após o procedimento.

Observe outros sintomas como febre, mal estar e dificuldade para urinar e mantenha seu médico informado.

CRM 126265

Antonio pergunta sobre câncer de próstata e Braquiterapia.

Posted by Dr Bruno Benigno on October 7, 2017 at 6:30 PM Comments comments (0)

Encontrei alguns videos do Dr. Bruno e achei muito sensato suas colocaçõeses referente ao tratamento do câncer de próstata. Fui diagnosticado há dois meses com câncer na próstata em fase inicial PSA 7,79 e Gleason 3+3. Estou muito indeciso em relação ao tratamento, pois tenho 46 anos, apesar de querer ficar curado, não gostaria de ficar impotente ou incontinente, Então gostaria de saber a opinião do Dr. Bruno em relação a Braquiterapia para o meu caso, se os riscos de sequelas realmente são menores que a prostatectomia? Desde já agradeço a atenção.

Olá Antonio, Obrigado pelo seu contato.

O câncer de próstata é uma doença de comportamentos variados podendo se manifestar desde formas de crescimento lento até quadros com progressão de doença em um curto intervalo de tempo.

Câncer de próstata acostuma surgir em homens com mais de 65 anos e é considerado raro em homens abaixo de 50 anos.

Para a escolha do melhor tratamento levamos em consideração a expectativa de vida do homem assim como as características de agressividade da doença.

No seu caso um homem de 46 anos com doença provavelmente localizada na próstata e de baixa agressividade, Existem várias estratégias que podemos seguir como opção de tratamento.

A vigilância ativa e o tratamento com a cirurgia são as duas principais alternativas no seu caso. Para definir a melhor estratégia é preciso ter uma avaliação médica completa assim como uma avaliação minuciosa de todos os seus exames.

A braquiterapia é um tipo de radioterapia onde pequenas sementes do tamanho de um grão de arroz são introduzidas no tecido da próstata sob anestesia que levaram a uma destruição do tecido da glândula e dos focos de doença no seu interior.

Tratamento com radioterapia não é uma boa opção para homens jovens com expectativa de vida maior que 20 anos uma vez que podem Levar a efeitos colaterais irreversíveis e de difícil controle mesmo quinze a vinte anos após a radioterapia.

Além disso existe um risco teórico do surgimento de um novo câncer em decorrência da radioterapia utilizada na próstata.

O outro ponto que fala contra a braquiterapia é que na eventualidade do câncer de próstata retornar à atividade no futuro o tratamento com a cirurgia é uma opção Tecnicamente difícil e com risco elevado de complicações severas.

De resumo entendo que você não é um bom candidato para radioterapia e tem como principais opções a vigilância ativa ou o tratamento cirúrgico.

Caso opte pelo tratamento cirúrgico a técnica minimamente invasivas com a utilização de robótica é Audição com os menores riscos de incontinência urinária e impotência sexual.

Fique à vontade para agendar uma consulta médica se for do seu interesse.

Telefone 011-3258-5666

www.consulteumurologista.com

Mariana pergunta: "Estou duplo j com fio externo , sem querer no banho dei uma puxadinha. Tem algum problema? Antes eu ja estava sentindo dores e ardência para urinar."

Posted by Dr Bruno Benigno on October 5, 2017 at 9:50 PM Comments comments (0)

Não se preocupe, isso acontece com frequência e não costuma causar problemas. Atente para o surgimento de sintomas como incontinência urinaria, dor tipo colica ou dificuldade para urinar. Nessa situação, procure seu urologista para uma reavaliação.

Dr.Bruno Benigno

CRM 126265

Posted by Dr Bruno Benigno on October 4, 2017 at 9:45 PM Comments comments (0)

Marcio pergunta:"O que significa em um espermograma, realizado 90 dias após a vasectomia, presença de raros espermatozóides imóveis após a centrifugação?"

Mesmo após 3 meses após a vasectomia, há a possibilidade de encontrarmos espermatozoides sem vitalidade nos ductor deferentes e vesículas seminais. Fale com seu urologista e repita o exame conforme sua indicação.

Dr.Bruno Benigno

CRM 126265

Dor pélvica aós a nefrectomia aberta pode ocorrer?

Posted by Dr Bruno Benigno on October 4, 2017 at 2:50 PM Comments comments (0)

Olá,

Boa tarde, após este tipo de procedimento o tempo de recuperação é geralmente em torno de 4 semanas. Nesse período é comum sentir um pouco de dor e desconforto abdominal (geralmente maior no andar superior da barriga onde foi realizado a cirurgia e não tanto em região pélvica). No caso de uma cirurgia aberta o tempo de recuperação é um pouco maior do que uma cirurgia minimamente invasiva (laparoscópica ou robótica).

Seria importante saber há quanto tempo realizou o procedimento.

Caso apresente dores de forte intensidade que não melhorem com uso de analgésico ou persistente seria importante procurar seu urologista para uma reavaliação.

CRM SP 126265

Carlos pergunta: Tenho um cisto no epidídimo direito , medindo 23mmx22mmx15mm. descobri em 04/2014 o cisto. apalpando o cisto e testículo em 06/16 , a 2 meses notei uma massinha dura entre o cisto e o testículo direito, metade de uma ervilha dura e ind

Posted by Dr Bruno Benigno on October 3, 2017 at 9:40 PM Comments comments (0)

Tenho um cisto no epidídimo direito , medindo 23mmx22mmx15mm. descobri em 04/2014 o cisto. apalpando o cisto e testículo em 06/16 , a 2 meses notei uma massinha dura entre o cisto e o testículo direito, metade de uma ervilha dura e indolor, já marquei consulta com uro. Isso seria um tumor?

Ola. Cistos (acumulo de liquido) no epididimo são frequentes e na maioria das vezes não são preocupantes. Contudo, é necessário uma avaliação física por um médico. Para melhor investigar, costumados lançar mão de exames de imagem (como o ultrassom) e marcadores tumorais no sangue. Consulte seu urologista para mais informações

Atenciosamente.

CRM 126265

Existe alguma pomada ou ácido para tratamentor de verrugas causadas por hpv que possa ser comprada sem receita médica em farmácias e que tenham efeito ?

Posted by Dr Bruno Benigno on October 2, 2017 at 9:35 PM Comments comments (0)

O tratamento deve passar por uma avaliação física e o rastreamento de outros problemas de saúde que podem estar associados ao HPV.

Auto-medicação não é recomendada. Procure um especialista.

www.consulteumurologista.com

Marcelo pergunta: "De alguma forma da para saber onde estao as celulas que sobraram do cancer de prostata de pois da cirurgia pelo valor do psa?"

Posted by Dr Bruno Benigno on October 1, 2017 at 9:30 PM Comments comments (0)

A elevação anormal do PSA após a cirurgia não é suficiente para localizar os possíveis focos de doença em atividade. Entretanto, serve como um sinalizador para a equipe médica da necessidade de exames de alta resolução para a localização dos focos anormais. Exames como a cintilografia óssea, ressonância magnética, PET-CT com contrastes ultra-específicos para identificar o tecido prostático, podem ser utilizados.

Para mais, visite:

www.cancerdeprostatasp.com.br

CRM 126265

Arnaldo pergunta:"O cancer de prostata avançado no osso cresce rapido ou devagar?"

Posted by Dr Bruno Benigno on September 30, 2017 at 9:30 PM Comments comments (0)

A velocidade de crescimento das metástases para os ossos depende da resposta aos bloqueadores de testosterona e da agressividade própria do câncer. Nos casos onde o bloqueio hormonal não é suficiente para lentificar a progressão das lesões (devido a um mecanismo de resistência desenvolvido pela própria doença) as lesões tendem a crescer rápido e comprometem outros órgãos. Nesta situação, comumente a quimioterapia pode ser uma ferramenta útil na luta contra o câncer de próstata avançado.

Para mais visite:

www.cancerdeprostatasp.com.br